Clique aqui para cadastrar-se oposicaosinteppb

Clique aqui para cadastrar-se oposicaosinteppb

Blog Força e Voz - Oposição Sintep-pb: outubro 2010

sábado, 30 de outubro de 2010

Festa do Servidor - SINTEP de Maranhão passa vergonha

Quinta, dia 28, foi o dia do servidor e o SINTEP fez nesse dia sua festa de comemoração com os professores e demais trabalhadores da educação na Paraíba. A festa foi marcada pelo disparate. O SINTEP demonstrou sua total subserviência ao governo Maranhão, levou, para pedir votos, o candidato a vice-governador dele, e o próprio Coordenador do sindicato foi de público pedir votos para aquele candidato, além do que vários diretores distribuiam adesivos do governador biônico.

Mas, nossa categoria não deixou passar em branco tal traição, Arruda foi vaiado pela maioria do público presente, uma vaia estrondosa contra ele, o que mostra o descontentamento dos servidores e professores contra a atual direção, e contra o governador biônico que negou-se a pagar o piso nacional dos professores, entretanto, numa manobra eleitoreira, mandou para ser votado, projeto que amplia salários na segurança pública.

Nada temos contra o aumento para os agentes de segurança, nossa defesa é em favor de boa remuneração para todas as carreiras, mas não podemos deixar de protestar pela falta de atenção quanto aos profissionais da educação.

Era hora de uma nova paralisação de nossa categoria pela efetivação imediata de nosso piso. Mas, não dá para esperar isso da atual direção, que se demonstra cada dia mais atrelada ao atraso precisamos nos organizar e lutar por uma nova direção, uma direção de luta e que defenda, de verdade, a nossa categoria.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

VERGONHA NA PARAÍBA:

CORONELISMO NA EDUCAÇÃO
DIRETORES DE ESCOLAS ESTADUAIS QUEREM SE PERPETUAR NO PODER

Pasmem! Aproveitando o momento de disputa política na Paraíba, um grupo de diretores (alguns eleitos, outros não ) se mobilizaram nesta etapa acirrada do segundo turno para eleição de governador, para negociar como troca de apóio político a Zé Maranhão , a mudança da lei estadual que garante eleições livres e direta para diretor das escolas públicas em dois e dois anos , podendo o mesmo o direito de se reeleger só mais uma vez.
Essa Lei foi um avanço para categoria dos professores, na medida em que legitimar a autonomia e o processo democrático dentro da escola. Acabando como o cargo político de diretor que se tornava presa fácil do executivo e de políticos DESCARADOS com suas e manobras mais esdrúxula de vereadores e deputados que dependem desse tipo de prática desmoralizante.
Pois, bem! Tudo isso é contra os preceitos morais e éticos da política limpa e transparente. Isso favorece aos corruptos e a falta de controle da comunidade escola, quando um diretor que se manter perpetuamente no poder.
O mais grave nisso tudo, é o vale tudo ( o toma lá da cá ). Em uma palavra:
1. Os diretores querem o fim da lei ( para mudar é necessário um processo na casa legislativa que não é simples).
2. Tentaram cooptar e convencer os e deputados para não haver eleição esse ano para escolas de diretos.
3. Mudança no período do mandato que de 2 anos , podendo se reeleger por mais uma vez. “eles querem a eternidade no poder”. Não haverá rotatividade.
4. Fica a indagação? Quais os verdadeiros motivos dessas idéias antidemocráticas? Já que o cargo é de grande responsabilidade e ínfima a gratificação. Por que esse “povo”n as véspera da eleição para governo se mobiliza para se negociar com o Secretário da Educação para ter o apoio a Zé Maranhão , caso venha a se reeleger , a ter essa modificação da Lei que garante a democracia e transparência dentro da escola.
5. O vale tudo é impressionante! Até a desobediência a lei no conselho alimentar.
6. Não podemos aceitar essa manobra vergonhosas desses ” diretores” (incentivados por interesses eleitoreiros) que negociam apoio político em troca de mudança na Lei de forma oportunista e clientelista. Essa prática é a volta do coronelismo dos anos 30 e um retrocesso nas conquistas dos trabalhadores do ensino.
7. Tudo isso foi público. O encontro do Secretário de Educação senhor Sales Gaudêncio com esses “educadores” numa clara NEGOCIATA. Essa reunião aconteceu na noite do dia 07/10/10 as 19 horas numa associação aqui em João Pessoa.
8. O VALOR DA NEGOCIATA ERA O APOIO DO ATUAL GOVERNADOR . SE O MESMO FOSSE “REELEITO “. Errata ( ganhou no tapetão ). Vale tudo até vender sua própria alma.

Por: Prof. Márcio Brito